Sinais que sua empresa dá quando precisa de um Sistema de Gestão ERP

Tempo estimado de leitura: 1 minuto.

Cada passo que é dado dentro de uma empresa, precisa ser cuidadoso e baseado em dados, por isso, é necessário que cada detalhe do que acontece na organização seja cuidadosamente documentado e arquivado. Mesmo assim, nem sempre é fácil encontrar o que se procura. As informações existem, mas até conseguir ter acesso a elas demanda tempo, e quando isso acaba acontecendo, é um sinal de que a sua empresa necessita de um Sistema de Gestão ERP.

Além desse indício, há outros acontecimentos que mostram o momento certo de investir em um Sistema de Gestão ERP. Conheça e descubra se a sua empresa se encaixa em algum desses acontecimentos. Confira abaixo!


  • Burocracia em excesso

Se você notar que tudo é muito burocrático e cada passo a ser dado na empresa depende de muitos formulários, é uma boa hora de investir em um Sistema de Gestão ERP. Processos que são lentos indicam ineficiência e vão contra o que o mercado atual exige, afinal, tudo hoje em dia é mais rápido e o sistema pode melhorar o fluxo.


  • Dificuldade em encontrar o que precisa

A sensação de que você não encontra os dados quando precisa é muito incomoda, pois os dados ficam perdidos, alguns ficam no RH, outros no setor de finanças e quando necessita desses dados não tem nada em mãos. Um Sistema de Gestão vai mudar tudo isso, pois ele é capaz de colher todos os dados e deixa-los de fácil acesso, sempre que necessitar utilizar.


  • Descontrole em relação aos custos

Um outro ponto muito importante que mostra que seu sistema não está dando um bom resultado para a sua empresa é quando há um descontrole de custos. Qual é o valor de produção de cada unidade? Quanto você gasta para deixar o produto pronto para ser vendido? Saber dessas coisas é essencial para que o preço certo seja determinado, se você não ficar atento pode acabar fazendo com que a empresa tenha um grande problema financeiro.


  • Baixa produtividade

O excesso de burocracia também pode afetar a produtividade da equipe, pois cada vez que um setor precisa de certos dados, ele necessita pedir para outro setor, fazendo com que o funcionário do outro setor tenha que parar o que está fazendo para procurar os dados que foram solicitados, enquanto a pessoa que solicitou não pode dar sequência em seu serviço até receber os dados. Uma única planilha pode afetar diretamente o trabalho da equipe, imagine então, ter mais de uma.

O Sistema de Gestão ERP vai agrupar todos os dados e, sempre que uma pessoa necessitar poderá acessar as informações de forma rápida e prática. Além disso, para garantir a segurança, somente as pessoas autorizadas podem lançar informações novas no sistema, as demais, que forem autorizadas, só conseguirão visualizar os dados.


  • Gestão de estoque imperfeita

Aquele momento que falta produto essencial para o funcionamento da empresa, que sobram itens que foram comprados em excesso ou que a empresa esteja perdendo dinheiro com produtos vencidos, isso tudo indica uma ineficiência na gestão de estoque e que pode resultar em perda de dinheiro e clientes, afinal, se você não pode produzir por não possuir produtos em estoque, acaba atrasando a entrega para o comprador, o que gera um grande descontentamento e um grande prejuízo.

Para evitar situações como essas, é necessário ter uma atenção maior com a gestão de estoque. Isso será resolvido com um Sistema de Gestão ERP, que oferece os recursos necessários para se ter um controle de estoque mais eficiente.


E aí, você precisa ou não de um ERP?


Nós da Rentatec possuímos o X-ERP, um Sistema de Gestão ERP que disponibiliza diversos módulos para ajudar na gestão da sua empresa. Entre em contato com um de nossos especialistas para entender mais os benefícios que o nosso sistema pode oferecer a sua empresa, vamos adorar fazer uma demonstração do X-ERP para vocês!

X-ERP a escolha inteligente!