Saiba por que sua empresa precisa de um CRM e como aperfeiçoar a gestão do funil de vendas com ele

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Diferente do que muitos falam, o CRM de vendas não é mágico, ele é uma ferramenta com alta capacidade de interpretação do método de consumo, que se porta inteiramente de dados.

Quando você implementa uma ferramenta de interação com o consumidor, é automático que você altere toda a finalidade do seu processo comercial, o que impacta na abordagem dos vendedores e na cultura organizacional.

Alguns especialistas afirmam que o CRM ainda terá muitas transformações na forma como as empresas vendem, várias tendências tecnológicas devem ser centradas nas complementações do CRM pela sua importância para a estratégia comercial atual e potencial para a evolução.


Abaixo você consegue analisar 4 aspectos que instigam você a investir em um CRM para a sua empresa para que a mesma seja diferente dos concorrentes:


  • Total centralização das informações

A centralização influencia no time de vendas que analisa cada etapa e oportunidade o que faz ganhar margem para ser mais conclusivo.


  • Maior organização e acesso direto ao histórico

As informações ficam dispostas a favorecer a análise de cada oportunidade, além de oferecer um histórico com muitos detalhes sobre as suas necessidades.


  • Amplo insight sobre os perfis dos clientes

A partir de cada interação, a base é nutrida com informações que, aos poucos, complementam o perfil dos clientes.


  • Ações que resultam em mais fidelização

Todo o fluxo centralizado de informações gera conhecimento sobre as dores dos clientes, o que permite criar uma força de vontade maior de vendas de ações personalizadas, engajando e fidelizando o cliente.


Como você consegue identificar a necessidade do CRM na sua empresa?


A estagnação é o maior mal que pode acometer um negócio, para reverter isso, abaixo você pode acompanhar um passo a passo que pode ajudar você a identificar essa necessidade de ter um CRM investido na sua empresa.


1 – Informações desorganizadas

Se sua base de dados está cheia de informações, e isso preocupa os gestores e o time de vendas por não possuir organização e fazer com que seja mais difícil de encontrar leads qualificados para o seu negócio, você precisa urgentemente de um CRM.


2 – Afunilamento de relacionamento complexo

Os gestores sempre observam as oportunidades que são criadas, mas ainda falta algo para que seja consolidado o relacionamento. Esse problema pode estar relacionado a alguma etapa do funil de vendas, em especial na última, pois as oportunidades precisam virar vendas.

Para isso, o CRM de vendas evidencia cada elemento do seu funil de vendas, monitorando de perto todos os dados presentes na base e oferecendo meios para que os vendedores consigam ir além.


3 – Reclamações constantes dos vendedores

Para aumentar o número de vendas, é preciso um posicionamento de ação ao invés de reação. Antecipar-se às necessidades e métodos de consumo é essencial para a estimulação de números, mas a falta de inovação e dinamismo no comercial pode resultar em ações enfraquecidas.


O CRM é crucial, ainda mais se o seu negócio está em home office, uma vez que, a geração de dados é ainda mais vigorosa nesse meio, ou seja, a ferramenta de vendas é o que liga ambos os lados.


Pensando nisso, neste post também estamos trazendo a vocês 3 práticas do CRM que ajudam no aperfeiçoamento da gestão do funil de vendas.


1 – Todos os profissionais do time de vendas devem agregar na empresa

Ainda que o software seja responsável por agregar as interações, informações e históricos das negociações com os clientes, ele necessita ser ampliado com frequência. Dessa forma, deverá engajar os profissionais do seu time de vendas à solução, pois são eles que irão nutrir o sistema com as novas informações. Esse processo deve ser acompanhado desde o cadastramento dos clientes, históricos de interações e negociações até as vendas.


2 – Busque agilizar as oportunidades de cada etapa

Todo vendedor e gestor deve realizar análise constantes que mostram a realidade das etapas do funil de vendas da sua empresa. O conhecimento referente ao posicionamento dos clientes garante maior eficiência na elaboração de estratégias e táticas de vendas.


3 – Defina métricas e acompanhe a evolução do seu time de vendas

Responsáveis por qualificação e quantificação de ações implementadas, as métricas podem ser utilizadas para o estimulo de melhores resultados. Ao garantir que a  força de vendas esteja ciente dos indicadores definidos é o momento de cobrar números diferenciados.


Com o CRM você garante total transparência dos dados e facilidade na visualização individual de cada vendedor, além de facilitar o feedback individual e em grupo.


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Fonte: SISPRO e SISPRO