Relatórios Financeiros

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Relatórios Financeiros são demonstrações que possuem informações como o levantamento de gasto por classificação, vencimentos de agendamentos, uma previsão de fluxo de caixa, entre outros. Normalmente são produzidos diariamente, mensalmente ou trimestralmente.

Mesmo que sua empresa possua especialistas para criar os relatórios, você ainda terá que reservar um tempo para analisar e digerir as informações coletadas.

Muitas vezes dedicar um tempo para as análises pode ser difícil, ainda mais com as ocupações do dia a dia. Porém o tempo que você gasta analisando suas contas de gerenciamento, trarão alto retorno a médio e  longo prazo, pois ajudará a sua empresa a se tornar mais lucrativa e eficiente.


No post de hoje vamos abordar algumas importâncias dos Relatórios Financeiros, acompanhe!


Informações na “palma da mão”


Um dos primeiros pontos positivos que os Relatórios Financeiros oferecem, são informações atualizadas. Quando você tem uma visão geral e mais precisa do seu negócio, você pode tomar as melhores decisões para o futuro da sua empresa.

Como por exemplo, você pode avaliar através de um fluxo de caixa se faz sentido investir em maquinário, em reformas ou em outros tipos de investimentos, nos próximos meses.


Melhor Controle


Os Relatórios Financeiros também fornecem mais controle sobre seus negócios. Com eles, você será capaz de identificar tendências de crescimento em vendas de produtos e/ou serviços, assim como comparar com o mesmo período de comercialização em anos anteriores.

Além disso, você terá mais controle sobre os seus gastos ao preparar e estudar os Relatórios Financeiros. Em meses, com muitas movimentações, são comuns que empresas tenham gastos fora do controle, mas os relatórios fornecem uma visão geral mais instantânea e fácil de analisar. Com essas informações, você consegue identificar áreas onde pode gastar menos, e com isso ter um lucro maior.


Ajuda na expansão dos negócios


Quando você consegue identificar as tendências de vendas rapidamente, também terá melhores informações para planejar a expansão de seus negócios. Sem os Relatórios financeiros, tudo o que você tem é um pressentimento que para as empresas isso pode custar caro, por não ser certeza.


Confira abaixo dois exemplos de relatórios que são importantes para o financeiro.


  • Fluxo de Caixa

Verificar o que você possui em sua conta bancária hoje é fácil, mas você sabe o que estará saindo da sua conta nas próximas semanas e meses? Você terá recursos o suficiente para cobrir as suas despesas?

Uma previsão de fluxo de caixa fornecerá essas informações para você, o que ajudará a prever e prevenir certas situações e ajudar você a tomar uma melhor decisão.


  • Relatório de contas a receber e a pagar

Pagar contas e cobrar os clientes que entraram em inadimplência são tarefas demandadas para a área do financeiro de uma empresa.

Quando você possui um sistema que fornece relatórios sobre agendamentos financeiros, acaba ficando mais fácil de identificar as contas que vencerão nos próximos dias, igualmente como você consegue visualizar os clientes que acabaram entrando em inadimplência a uma semana, um mês, um ano.


  • Relatório totalizadores

Relatórios totalizadores tem por objetivo gerar relatórios que mostre informações agrupadas, podendo selecionar filtros conforme o que precisa que seja mostrado, o que facilita a análise, pois mostrará mais de uma informação para análise sem precisar extrair o relatório para ser trabalhado fora do sistema.

Existem totalizadores de títulos e de obrigações da empresa, em totalizadores de títulos. Você consegue agrupar todos os títulos em aberto pelo tipo escolhido (tipo de receita, emissão, vencimento, etc), como por exemplo, se você escolher títulos por cliente, ele irá mostrar a quantidade de títulos que há vinculado ao cliente, o valor dos títulos e o valor pago. Ou seja, você poderá aplicar filtros para agrupar títulos para serem realizados uma análise da forma que você achar necessário. Já em totalizadores de obrigações da empresa, você consegue agrupar as obrigações em aberto pelo tipo escolhido (salário de funcionários, contas a pagar, etc), você poderá aplicar os filtros para agrupar todas essas obrigações que você achar necessário.


O ideal é você poder contar com um sistema que apresente os vencimentos do dia em sua tela inicial, o que facilita o dia a dia e demanda menos tempo.

Em resumo, possuir Relatórios Financeiros vai ajudar você na hora de tomar a melhor decisão para a sua empresa, podendo torna-la mais lucrativa e eficiente, facilitando o dia a dia das pessoas envolvidas ao financeiro, o que irá tornar-se mais produtivo o dia a dia.


Nós da Rentatec possuímos um Sistema de Gestão chamado X-ERP, com ele você consegue proporcionar um maior controle financeiro para a sua empresa, além de possuir diversos relatórios que você poderá utilizar para facilitar a sua tomada de decisão, além de muitos outros benefícios. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração do nosso X-ERP!

X-ERP a escolha inteligente!