Quais os passos mais importantes para uma integração de sistema bem sucedida?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

Pode se dizer que existem 4 pontos mais importantes para uma integração de sistemas ser bem sucedidas, acompanhe abaixo:

  • Planejamento

Nesse ponto é preciso levantar todos os sistemas da empresa e verificar seus níveis de compatibilidade para saber se será possível aplicar o projeto.

Esse também é o momento de se definir o orçamento e montar um cronograma com objetivos e metas para a implementação, além de buscar no mercado as soluções de integrações mais viáveis para esse projeto.

  • Executar

Depois de fazer o planejamento é hora de executar o projeto e começar a implanta-lo. Em vez de unir tudo de uma só vez, é recomendado realizar a integração de forma fracionada, para que não atrapalhe muitos processos ao mesmo tempo.

  • Checagem

Esse é o momento de você monitorar se os sistemas foram devidamente integrados, se surgiram gargalos ou erros estruturais, operacionais ou até mesmo no fluxo de dados entre os softwares. Nessa etapa, é quando você monitora o progresso do projeto, se os objetivos e metas estão sendo alcançados.

  • Ação

Nessa etapa, com os relatórios de avaliação e monitoramento em mãos, é estipulado ações para a correção de falhas encontradas caso haja.

É importante que as tarefas sejam divididas e as responsabilidades também, pois dessa forma a integração de sistemas será otimizada, tendo como base as necessidades de cada área.


Como aumentar a eficiência da integração?


Um sistema ideal deve cumprir todas as necessidades pré-estabelecidas no momento da elaboração do software para a empresa. Assim, deve verificar continuamente os resultados que vêm obtendo e analisar se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos. Com esse monitoramento, além de aumentar o crescimento da empresa, os gestores poderão identificar divergências e possibilidades de soluções e oportunidades para a sua empresa, o que garante o aumento do faturamento e do sucesso.

Agora que você entendeu um pouco dos passos importantes para ter uma integração de sistema eficaz é a hora de conhecer o nosso Sistema de ERP, o X-ERP, ele é ideal para você que procura um sistema otimizável e que se encaixe perfeitamente às necessidades da sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre o X-ERP, ficaremos felizes em apresentar uma proposta para a sua empresa.

X-ERP a escolha inteligente.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS NA EMPRESA PARA OS RESULTADOS. Mxm, 2017. Disponível em: https://www.mxm.com.br/blog/entenda-importancia-da-integracao-de-sistemas-na-empresa-para-os-resultados/. Acesso em: 14, outubro 2020.