Previsão financeira, como fazer?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Plano de negócio é um dos principais elementos de qualquer empresa nova. Outro principal elemento deve ser as Previsões Financeiras para os dois primeiros anos.

Essas previsões são de entradas e saídas de caixa, receita e balanço. Eles ajudam a identificar necessidades de financiamento, otimização de preços, planejamento de produção, planejamento de despesas grandes e monitoramento do fluxo de caixa.

É normal que alguns de seus números iniciais sejam suposições difíceis, já que as vendas geralmente são imprevisíveis.

Acompanhe com a gente algumas etapas para você criar a Previsão Financeira do seu negócio.


1 – Projete seus gatos e vendas

Quando der inicio ao desenvolvimento do seu plano de negócios, liste as principais despesas que você irá ter para que a sua empresa decole e seus custos para que ela opere. Certifique-se de incluir as despesas recorrentes como o salário, aluguel, água, luz, matérias-primas, manutenções, etc.

Além disso, crie uma previsão de vendas e use-a para fazer a previsão de receitas mensais antecipadas. Um estudo mais aprofundado e cauteloso sobre a sua área de mercado potencial o ajudará a chegar a números realistas.


2 – Crie Previsões Financeiras

Interligue suas despesas e receitas a uma previsão de fluxo de caixa que mostre entradas e saídas mensais de dinheiro no primeiro ano de operações. Já no 2 ano, poderá fazer previsões trimestrais ou até anuais.

Para você criar estas previsões, você poderá usar uma planilha ou até ferramentas do Excel ou um Sistema de Gestão, como o nosso X-ERP.

Use também as previsões de fluxo de caixa para preparar declarações anuais de receita projetada (lucro e perdas) e previsões de balanço.


3 – Determine suas necessidades financeiras

Suas Previsões Financeiras ajudarão você a ver se os planos do seu negócio são realistas. Os documentos também serão vitais para a construção de um caso de empréstimos comerciais.


4 – Use as projeções para planejar

Pode ser útil incluir vários cenários para cada projeção, sendo eles tanto otimistas quanto pessimistas, a fim de ajudar a prever impactos financeiros.

As projeções também podem ajudar na análise dos impactos de diferentes estratégias para os novos negócios.


5 – Plano de concorrência

O que você faria se algum evento inesperado jogasse fora as suas previsões? É importante que você faça um planejamento de contingência antes do tempo. Considerar reservar uma quantidade de dinheiro que seja suficiente para 90 dias de operações é uma grande consideração.


6 – Monitore

Quando a sua empresa iniciar as operações, compare suas previsões com os resultados reais para verificar se seu negócio está no objetivo desejado ou se precisa fazer alterações. O monitoramento ajuda você a aprender melhor sobre o fluxo de caixa da sua empresa e identificar problemas desde o início.


Para todo esse monitoramento e projeções, ter um Sistema de Gestão é essencial. Com o nosso X-ERP você tem isso e muito mais pois ele facilita o seu trabalho. Conheça as vantagens do nosso X-ERP! Entre em contato com um de nossos especialistas que vamos ter o prazer de lhe mostrar as nossas funcionalidades!