Por que salvar na nuvem é mais seguro?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Poder trabalhar e utilizar arquivos em qualquer lugar é uma das principais características da era da transformação digital. Salvar arquivos na nuvem tem sido inesperado e eficaz no que entendemos como trabalho. Mas salvar na nuvem é mais seguro?

Outra mudança provocada pelo salvamento em nuvem é permitir que mesmo as pequenas empresas, contem com serviços que antes exigiam grandes estruturas. Para ter um Sistema de Gestão antigamente, por exemplo, tinha a necessidade de investir muito em estrutura de computação, servidores, profissionais, além de licença e segurança do sistema. Hoje, com os serviços de software que utilizam a nuvem para o armazenamento e compartilhamento de informações entre os usuários, basta você pagar o valor do serviço para ter acesso ao mesmo.

Salvar na nuvem é algo que está cada vez mais frequente e muita gente já está fazendo o uso disso e nem percebe, como por exemplo, fazer o uso do Google Drive, OneDrive e Dropbox, são bons exemplos de armazenamento em nuvem que são utilizados no dia-a-dia por milhares de pessoas para a troca de informações e arquivos

Mas para dados sensíveis do trabalho, a situação é um pouco diferente, muitos podem pensar. Diversos softwares que utilizamos, atualmente trabalha com armazenamento em algum serviço de nuvem.

Há quem diga que a troca de arquivos pela nuvem é mais segura até mesmo que os pendrives, já que a troca de arquivos pela nuvem pode restringir o acesso a download, colocar outras pessoas em cópia, impressão do arquivo, e até mesmo impedir que a pessoa edite o documento.


Tecnologias que mostram que é mais seguro alvar em nuvem:


Serviços de nuvem contam com tecnologias avançadas para permitir o uso de forma segura e sem contratempo para o usuário. Conheça abaixo as tecnologias que são razões ideais para você começar a organização da sua empresa em um sistema na nuvem.


1 – Redundância

Todos os serviços que são de armazenagem em nuvem contam com esquemas e estruturas que replicam configurações e mantém armazenados os mesmos arquivos. Isso é o que chamas de redundância e garante o acesso ao serviço mesmo em consequências extremas.


2 – Criptografia avançada

Os arquivos que são armazenados na nuvem, em geral, contam com um conjunto de disciplinas, protocolos e metodologias de segurança muito menores do que em discos rígidos, por exemplo.

Técnicas como o fracionamento de arquivos em diversos servidores e criptografia avançada fazem com que tudo o que for armazenado realmente esteja em segurança, mesmo em caso de invasões ou comprometimentos da segurança de um dos servidores.

A criptografia impossibilita a leitura, edição ou download de arquivos por pessoas que não tenham a autorização, inclusive os próprios funcionários das empresas eu prestam serviços na nuvem. Isso é mais uma confirmação de que salvar na nuvem é mais seguro.


3 – Controle de acesso

Além de a criptografia impossibilitar o acesso, o próprio usuário conta com ferramentas nos serviços que permitem o controle de acesso, pois é o dono dos arquivos que irá definir quem vai olhar, baixar, imprimir ou editar o arquivo. Esse nível de controle não está presente na grande maioria das empresas, e, para que isso seja feito internamente, é um custo inviável para 99% delas.


4 – Disponibilidade a longo prazo

No tempo em que os arquivos armazenados em um disco rígido ou um pendrive ficam condicionados à vida útil desses dispositivos, a nuvem conta com as tecnologias dos serviços para se manterem disponíveis por mais tempo.

Você deve levar em consideração que, ao salvar na nuvem, o arquivo fica armazenado em servidores com redundância, backup, criptografia, manutenções constantes de software, sendo muito mais seguro que os arquivos do seu PC.


5 – Escala

Por esses motivos, oferecer serviços de nuvem exige grande estruturação e grandes empresas por trás. Para que seja custeado as operações, as empresas investem em adquirir escala e abrangência de usuários em seus serviços.

Esses milhões de usuários que utilizam reduzem o custo final unitário, ou seja, ao invés de ter que sobrecarregar apenas um cliente, os custos do serviço de nuvem são custeados por mais de um cliente, é por esse e outros motivos que contratar um serviço para salvar na nuvem é mais seguro e mais em conta que montar uma estrutura própria de servidores.


Nós da Rentatec possuímos o X-ERP, um Sistema de Gestão ERP que na nuvem que, além de facilitar o dia-a-dia da sua empresa é totalmente seguro. Aposte nessa solução você também! Conte com as vantagens do nosso Sistema X-ERP para desenvolver os diferenciais da sua empresa! Entre em contato com um de nossos especialistas, vamos ficar felizes em fazer uma demonstração do X-ERP para você!

X-ERP a escolha inteligente!