Gestão integrada: como é na prática?

Tempo estimado de leitura: 1 minuto.

Sempre é falado sobre a importância e as vantagens de ter uma gestão integrada. Mas você sabe como isso funciona no dia a dia?

Hoje vamos falar sobre e você poderá entender a proposta e os diferenciais desse modelo de gerenciamento.


O que é uma gestão integrada?


Na prática, é uma visão administrativa que busca acompanhar os dados e processos de todos os departamentos de uma empresa de forma unificada. O fluxo de informações de cada setor é analisado e atualizado automaticamente por meio de um sistema de gestão, direcionando assim, tomadas de decisões estratégicas e/ou rotineiras.

Assim, todos os processos, recursos e demandas, são integrados e gerenciados em tempo real, viabilizando um gerenciamento mais correto e poupando tempo.


Vantagens de uma gestão integrada


1 – Informação e comunicação automatizada

Uma das principais vantagens de se ter um sistema de gestão integrada é a automatização dos processos. Um processo dá início a outro de forma automática, garantindo que o fluxo de processos seja automático. Além disso, com um sistema integrado, você consegue receber e analisar as informações relevantes sem ter a dependência de outro/a setor/pessoa.


2 – Visão ampla e estratégica

Uma visão unificada de toda sua empresa que te ajuda a identificar problemas oportunidades com mais agilidade, garantindo que as informações sejam precisas e relevantes para o seu negócio.

Além de entender todo o cenário do seu negócio, o que é essencial para planejamentos mais certeiros.


3 – Otimização dos processos

gestão integrada depende do mapeamento e padronização dos processos. Automaticamente permite que seja feita a identificação de etapas desnecessárias, gargalos na produção, até mesmo equipamentos e recursos que estão sendo mal aproveitados.

A partir do diagnóstico, você reduz tempo em suas entregas, otimiza qualidade dos seus produtos e serviços, elimina desperdícios, além de ter um controle maior. Sendo assim, é vantagem tanto para a sua lucratividade como para a produtividade da sua empresa.


4 – Uso dos recursos

Os recursos e a matéria-prima estão entre os maiores bens de uma empresa, pois é essencial para o funcionamento correto de todos os processos e a qualidade das entregas. Com a padronização dos processos, você consegue otimizar o gerenciamento de seus produtos e serviços além dos seus investimentos, o que garante maior controle de compra e vendas, reduzindo prejuízos desperdício ou até mesmo a indisponibilidade de algum produto ou serviço.


5 – Redução dos custos

O aumento da produtividade e otimização dos processos, além do uso correto dos recursos e eliminação de retrabalhos, ocasionadas pela padronização dos processos, permite que você tenha gastos desnecessários.

redução dos custos acaba sendo uma “consequência” das vantagens de ter um sistema de gestão integrada, já que o mesmo proporciona um aumento de potencial estratégico, administrativo e fiscal, tornando o dia a dia da sua empresa mais produtivo.


6 – Praticidade

A partir do momento que você tem informações confiáveis atualizadas, o seu planejamento tributário e o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis se tornam mais fáceis e precisos. A gestão integrada ajuda você a adequar sua empresa à legislação brasileira e a prevenir erros.


Não há dúvidas que uma gestão integrada pode trazer grandes vantagens para a sua indústria. Conte com ferramentas adequadas para essa estratégia de gerenciamento. Conte com o nosso X-ERP!