Gestão de Qualidade

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Com a crescente competitividade do mercado atual, as empresas acabam precisando se destacar de alguma maneira para manter os clientes e suscetivelmente atrair novos clientes. Pode-se citar várias maneiras de uma organização se destacar em seu meio de mercado, hoje iremos falar de uma delas, a Gestão de Qualidade.

O destaque pela qualidade é dado pela atenção nos processos e procedimentos, especificações detalhadas de serviço e o funcionamento de maquinários e ferramentas, além da implementação de qualidade como o 6 Sigma o TQM (Total Quality Management).

Para você, empresa, que busca destaque pela qualidade, todo o valor percebido pelos clientes de vocês, devem ser baseados na padronização, durabilidade e perfeito funcionamento em conformidade com as características prometidas pelo produto.


Um Sistema Gerencial pode ser utilizado para o controle e o planejamento estratégico, para trazer clareza sobre a situação que a empresa se encontra.

O Sistema de Gestão ERP é voltado para organizar e controlar os processos organizacionais, desde a contabilidade e finanças até mesmo a gestão pessoal e de dados, sendo possível melhorar a qualidade de produtos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes ao atender as demandas.

A adoção de um Sistema ERP, em uma empresa, pode trazer mudanças profundas na organização da mesma, seja no aspecto administrativo, operacional, organizacional, estratégico, ou até mesmo na infraestrutura de TI.

Os impactos do Sistema causam modificações na forma de gestão e nos processos do seu negócio, tendo como um dos principais objetivos, a constante otimização.

Dentre as vantagens da adoção do Sistema de Gestão, está a capacidade de integrar documentos e informações, além do suporte ao processamento dos dados que existem na empresa.


Ações voltadas a Gestão de Qualidade


No ERP, há diferentes funcionalidades que são voltadas para a qualidade, como a Inspeção de Qualidade, isso possibilita:

  • Laudos de inspeções, gráficos e relatórios;
  • Auditorias internas e externas;
  • Planejamento assertivo;
  • Certificados de conformidade;
  • Análise e homologação de fornecedores;
  • Adequação de produtos e serviços de acordo com as normas ISO 9001 e outras certificações.

Como se dá a Gestão de Qualidade no ERP


A Gestão de Qualidade de uma indústria deve começar pelo planejamento estratégico, com o ERP voltado para manufatura.

Apenas com um monitoramento eficiente dos recursos da indústria, incluindo documentos, materiais, equipamentos e amostras, é que o sistema possibilitará a adequação dos estoques e da produção, a conformidade dos certificados de qualidade e as especificações de produtos.

Sendo assim, além de prover as informações necessárias para um plano de qualidade, o Sistema de Gestão auxilia no mapeamento dos processos, garantindo a padronização para que a equipe siga sempre pelo caminho correto, desde a compra de materiais até a entrega dos produtos.


Controle de recursos e materiais


Esse tipo de controle, em específico, é voltado para evitar possíveis variações de fabricação, o que é fundamental para o controle de qualidade da empresa.

Em alguns casos, quando tem alguma variação de matéria-prima ou tempo de produção do produto, ainda que mínima, pode acabar afetando toda uma remessa de produtos, e o Sistema ERP atua exatamente para a prevenção dessas falhas de fluxo produtivo.

O ERP auxilia no gerenciamento e na classificação dos fornecedores de matéria-prima, no monitoramento contínuo das variações seguindo os critérios definidos pelo planejamento de produção, o controle de equipamentos e recursos da empresa, além de análise do maquinário, caso possua.


Nós da Rentatec possuímos o Sistema de Gestão X-ERP, onde se tem a possibilidade de implantar o sistema de Produção que possuí o módulo de Qualidade, dentro desse módulo de Qualidade possuí o programa de Inspeção Final de Produto, que auxilia a sua empresa a manter a qualidade do produto por meio de soluções tecnológicas, desse modo, pode-se assegurar a satisfação dos clientes na entrega dos produtos e serviços.

Entre em contato com um de nossos especialistas, vamos adorar fazer uma demonstração do nosso X-ERP!

X-ERP a escolha inteligente!