Gestão de Estoque

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Pensar no estoque é fundamental para fazer um trabalho que vise a melhor experiência do cliente. Manter organizado os produtos comprados e os produtos vendidos, é nada mais nada menos que a Gestão de Estoque.

O estoque é um setor primordial, que quando você o administra mal pode causar prejuízos e até a perda de clientes.


O que é a Gestão de Estoque?

É gerir o estoque de produtos da empresa, compreender, ter controle e organização dos produtos que estão disponíveis para a venda, saber quantos já foram vendidos, quantos já saíram para entrega e quantos ainda estão disponíveis no estoque.


Quais são as vantagens de cuidar da Gestão de Estoque?

Quando você administra o estoque da sua empresa de forma organizada, além de passar um ar de organização, ajuda a equilibrar a compra e venda de produtos e até reduz o excesso e a falta de mercadorias, o que diminui os custos extras, o que aumenta o capital de giro.


Podemos colocar em destaque algumas vantagens da Gestão de Estoque:


  • Acompanhamento dos pedidos para evitar atraso de fornecedores;
  • Controle de produtos disponíveis e produtos com necessidade de reposição;
  • Conhecimento da capacidade de armazenamento para estoque;
  • Conhecimento do tempo de disponibilidade dos produtos para entrega;
  • Evitar desperdícios de produtos.

Além disso, podemos dar destaque em mais duas grandes vantagens da Gestão de Estoque:


1 – Ajuda a definir estratégias novas para a sua empresa

Ter o estoque bem gerenciado faz parte de uma série de estratégia simples que visam o melhoramento do processo de trabalho, a redução dos custos e o aumento da satisfação da clientela.

Analisar tudo que entra e o tudo o que sai do estoque é uma forma, não só de equilibrar as compras, mas também de arquitetar mais vendas para a sua empresa, isso gera um grande benefício financeiro.


2 – Contribui para melhorar a satisfação do cliente

Com a Gestão de Estoque bem alinhada, é possível trazer melhorias a qualidade das entregas, já que é possível o conhecimento mais avançado do negócio e ter parcerias logísticas.

Com o estoque bem organizado, não ocorre de o cliente querer um produto e não estar mais disponível.


Como um Sistema de Gestão pode ajudar?

Dispor de um Sistema de Gestão ERP pode ser a melhor ferramenta, tanto para quem trabalha nas modalidades físicas quanto para virtual.

O Sistema de Gestão que integra o estoque às compras e às vendas, além de acompanhar o fluxo de caixa, a reposição de mercadorias, materiais e melhores negociações com os fornecedores, tudo através dos dados obtidos pela integração de processos, que poderá ser obtido com a adoção de um Sistema de ERP.

É de extrema importância que você otimize a Gestão de Estoque da sua empresa para que a mesma cresça e se fortaleça.

O X-ERP possui um Sistema de controle de estoque simples e bem eficiente, onde a integração permite que você controle o estoque da sua empresa de forma descomplicada.


Como um Sistema de ERP pode ajudar na Gestão de Estoque?


1 – Gerencia o catálogo de produtos

Registra as informações dos produtos, como códigos, descrições e preços, além de diversas características e a centralização da gestão do seu catálogo em diversos canais de vendas.


2 – Sincroniza o Estoque aos múltiplos canais de vendas

Controla o estoque de vendas de forma centralizadas. A cada venda que é realizada, o ERP atualiza a disponibilidade dos produtos em cada canal, o que evita erros no processo, e reduz a necessidade de manter níveis de estoque de segurança.


3 – Automatização dos lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda

Importa as notas fiscais de fornecedores e automatiza a entrada dos produtos em seu estoque. Ao efetuar as vendas, é atualizado automaticamente seu estoque. Assim, o tempo que seria gasto com a inserção manualmente de produtos no estoque, poderá ser utilizado na execução de outras tarefas.


Além da Gestão de Estoque Integrada, com o ERP, é possível também cadastrar fornecedores, armazenar dados das empresas e dos produtos, emitir relatórios de estoque personalizados e controle de compras, enviando as ordens de compra aos fornecedores diretamente.

Por isso que o X-ERP é importante para gerenciar seu negócio, ter mais de um setor integrados, facilita o seu trabalho. Conheça as vantagens do nosso X-ERP! Entre em contato com um de nossos especialistas que vamos ter o prazer de lhe mostrar as nossas funcionalidades!