Diferença entre Custo e Despesa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

O entendimento da a diferença entre Custo e Despesa não está somente relacionado a nomenclatura e é fundamental para um tratamento mais eficiente dos seus gastos. Antes de darmos continuidade na definição do que é cada um desses termos, vamos entender que Custos, Despesas e Investimentos estão todos dentro de Gastos.


O que é Gasto?


É qualquer tipo de desembolso financeiro que uma organização, uma pessoa ou até mesmo o governo, faz para estar adquirindo um produto ou serviço, como por exemplo, o pagamento de uma mão de obra.

Como falamos em desembolso, é justo explicar esse termo, não é mesmo? Desembolso é todo aquele pagamento decorrente de um gasto, ou seja, ele representa a saída permanente do dinheiro que se tem em caixa para o pagamento, ele pode ocorrer, antes, durante ou subsequente do gasto.


E o que é Investimento?


O Investimento é um gasto de que os benefícios serão obtidos em um período futuro. Um Investimento gera suportes tecnológicos, estruturais ou até mesmo operacionais, tudo em função da utilidade futura, como por exemplo, a compra de maquinários.

Agora que vocês já sabem um pouco mais do que é gasto e investimento, vamos falar sobre o que é despesa e o que é custo.


O que é Despesa?


A Despesa é um gasto relacionado à manutenção de atividades operacionais e obtenção de receitas, algo que não tem vínculo com a produção. A Despesa envolve bens ou serviços que são consumidos direta ou indiretamente para a aquisição de receitas, como por exemplo, comissão de vendas.

As despesas podem ser classificadas em dois diferentes casos:

  • Despesas Variáveis

Que são as despesas restritas a vendas, pois sempre variam de acordo com o volume da venda, podendo ser apropriado a produtos, como por exemplo, comissão pagas aos vendedores.

  • Despesas Fixas

São resultantes de um processo administrativo e financeiro de uma empresa e que não tem variação de maneira proporcional ao volume de vendas ou produtos, como por exemplo, o salário dos colaboradores.


O que é Custo?


O custo é um gasto relacionado a um bem ou um serviço que é utilizado na produção de outros, ele tem relação com a produção, como por exemplo, a compra de matéria-prima.

Os custos podem ser classificados em dois diferentes casos:

  • Custos Diretos e Indiretos

Custos Diretos são resultantes de uma relação que envolvem custo e produto fabricado, podendo ser diretamente apropriados ao produto, como a mão de obra direta. Já os Custos Indiretos, necessitam de rateio para a alocação a um determinado produto, como por exemplo, o custo com a energia.

  • Custos Fixos e Variáveis

Os Custos Fixos são os que permanecem contínuo dentro de determinada capacidade produtiva, como por exemplo, o aluguel. Já os Custos Variáveis são os que se alteram em função da produção, crescendo de acordo com o aumento gradativo da produtividade, como por exemplo, as embalagens dos produtos.

Além de todos esses termos apresentamos, também possuí as perdas, que são bens ou serviços que são consumidos de forma anormal e involuntária, que acontecem fora do processo rotineiro da empresa, ou seja, são imprevistos que não apresentam sacrifícios feitos com a intenção de obter receita, como por exemplo, perdas por conta de incêndios.


Apresentamos hoje para vocês alguns termos e seus significados, mas aconselhamos você, caso surjam dúvidas, conversar com o seu contador de confiança, onde ele poderá explicar mais detalhadamente sobre cada caso.


Nós possuímos um Sistema de ERP, o X-ERP, onde há possibilidade de você ter maior controle de seus custos e despesas em um único lugar, possibilitando ter um monitoramento mais personalizado e eficaz para a sua empresa. Para conhecer mais sobre o nosso X-ERP, entre em contato com um de nossos especialistas, vamos adorar tirar suas dúvidas e fazer uma demonstração do nosso sistema.

X-ERP a escolha inteligente!

Fonte: MahaGestão