Conciliação bancária: o que é e qual a sua importância?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Você sabe qual é a importância da conciliação bancária?

Antes de explicarmos a importância da conciliação bancária, vamos falar sobre do que ela se trata.

É provável que você em algum momento já tenha feito a comparação entre o saldo da sua conta e as informações presentes em seu software de gestão, não é mesmo? Esse processo é chamado de conciliação bancária, uma comparação física entre os saldos das contas bancárias com o controle financeiro interno da empresa. Essas informações possibilitam que você tenha um controle maior sobre todas as entradas e saídas do caixa da sua empresa.

Por que ela é importante para o aspecto financeiro da sua empresa?

É necessário ter o hábito em fazer a conciliação bancária diária dentro da sua empresa, com bastante atenção e foco nas análises dos resultados, pois esse processo é essencial para prevenir erros e fraudes.

Ter as informações do seu sistema conciliadas com as informações do seu banco, significa que todos os lançamentos financeiros estarão sempre registrados no seu sistema, o que significa que, sempre estará presente nas análises e relatórios.

Com a conciliação bancária fica mais fácil de evitar prejuízos e até mesmo fraudes presentes em qualquer empresa.


Preparamos abaixo 4 razões que comprovam a importância da conciliação bancária para a sua empresa, confira com a gente:


1 – Identificação de gastos e receitas

Reconhecer absolutamente todas as entradas e saídas de gastos, faz com que você tenha uma visão mais ampla do seu negócio, o que torna mais assertivo na hora de tomar decisões.


2 – Evitar perdas e prejuízos

Uma grande vantagem da conciliação bancária é a capacidade de evitar prejuízos e perdas, pois possibilita o controle do fluxo de caixa, das saídas e entradas. Esse processo é muito importante para qualquer negócio, ele auxilia na identificação de possíveis erros de gestão.


3 – Bater todos os valores de saldo inicial e final

Dependendo de como você gerencia o fluxo de caixa do seu negócio, ele pode estar suscetível a falhas constantes, e por isso, a conciliação bancária é tão importante, pois ela detecta as incoerências em lançamentos e saldos bancários, o que possibilita a identificação de fraudes, como dinheiro a menos e cheques não descontados. Após você identificar esses valores, você consegue perceber e encontrar onde estão as divergências com mais facilidades, além de a conciliação bancária ser mais rigorosa, pois você possui as informações em mãos de todas as movimentações financeiras, o que facilita o processo de fechamento de caixa no final do mês.


4 – Contribuição para o planejamento da empresa

Com a conciliação bancária, sua empresa pode fazer o planejamento com mais assertividade, pois é possível obter um histórico de todo o orçamento empresarial que tem. Dessa forma, as projeções futuras da empresa são baseadas em informações mais concretas.


Com isso concluímos que a conciliação bancária é um processo básico e necessário para uma boa administração financeira da sua empresa. Este processo certifica que as informações analisadas no seu software de gestão estejam retratando a realidade.

Você já deve ter entendido que a conciliação bancária é indispensável para a empresa. Algumas ferramentas, como um bom software de gestão, facilitam esse processo.

Nós da Rentatec, possuímos um Sistema de ERP chamado X-ERP, onde há possibilidade de você ter maior controle de suas entradas e saídas de caixa em um único lugar, tendo uma conciliação bancária tanto manual como automática, além de possibilitar em ter um monitoramento mais personalizado e eficaz para a sua empresa. Para conhecer mais sobre o nosso X-ERP, entre em contato com um de nossos especialistas, vamos ficar felizes em tirar suas dúvidas e fazer uma demonstração do nosso sistema.

X-ERP a escolha inteligente!