Como um ERP auxilia na logística interna de uma indústria

Tempo estimado de leitura: 2 minutos. 

A logística interna de uma empresa, representa todo o ciclo organizacional de armazenamento e fluxo de materiais, produtos e matérias-primas que existem dentro da empresa. Essa é uma definição simples, mas que na prática pode ser uma missão bastante desafiadora.

Para se pensar estrategicamente com técnicas certeiras para melhorar a logística interna é necessário ter em mente o que de fato esse setor abrange. Se antes era relacionado apenas à distribuição, hoje esse conceito é totalmente expandido, e compreende atualmente todo o processo produtivo da empresa, portanto, é um dos setores mais importantes para se garantir o sucesso da empresa.

Além do mais, quando você realiza o processo de logística interna de maneira eficiente, você garante a redução de custos e o aumento da produtividade, gerando assim os melhores resultados para a sua empresa

É por essa complexidade e benefícios que o uso de um Sistema de Gestão ERP se mostra como uma ferramenta excelente para a eficiência de processos, pois o Sistema de Gestão ERP é capaz de coletar, processar, armazenar e distribuir informações, o que facilita muito o controle e o processo de tomada de decisão nas empresas.

Vamos mostrar algumas vantagens de adotar um Sistema der Gestão ERP para a logística interna de uma indústria.


  • Gestão de Estoque

Fazer a gestão de estoque é uma tarefa um tanto complexa, investir em um Sistema ERP pode tornar essa gestão mais simples e totalmente automatizada, pois com o Sistema ERP é possível mapear a quantidade de produtos, bem como a entrada e saída dos mesmos.

Além disso, existe a possibilidade de personalizar o sistema para incorporar uma metodogia de estocagem (como estoque mínimo e máximo), definindo assim a quantidade de produtos que o depósito precisa conter para não ter excessos e nem escassez.

O ERP auxilia e muito para esse processo, desde a agilidade nas entregas, otimização de espaços e aumento da lucratividade por meio do corte de desperdício por perda ou estrago dos produtos e muito mais.


  • Controle de Processos

Controlar os processos é fundamental para manter uma boa logística interna. O contato entre as diferentes áreas da empresa e o alinhamento entre os times, como por exemplo, operação e vendas, é fundamental.

O Sistema ERP é uma ferramenta fácil, intuitiva e que permite fazer o acompanhamento em tempo real de uma área com a outra, o que garante máximo alinhamento e controle dos processos internos.


  • Mapeamento do Fluxo de Materiais

Quando se mapeia o fluxo de materiais, você passa a ter uma maior transparência nas etapas que vão além da distribuição, o que é indispensável para a logística interna.

Com um Sistema de Gestão ERP é mais fácil de criar esse mapeamento e entender onde existem possíveis gargalos que estejam impactando negativamente na produtividade do seu negócio e também encontrar soluções precisas para resolver qualquer tipo de problema.


  • Gestão da Cadeia de Suprimentos

A gestão de cadeia de suprimentos corresponde a toda cadeia produtiva que o seu produto irá passar dentro e fora da empresa, ou seja, fabricantes, fornecedores, distribuidores, entre outros.

Pode não aparentar, mas isso é um entendimento fundamental que deve conter no planejamento da logística interna do seu negócio, afinal, se um distribuidor acaba atrasando, como por exemplo, isso pode comprometer toda a cadeia e acabar causando atrasos na entrega do seu produto para o consumidor final.

O Sistema ERP é uma forma de ter o máximo controle de toda essa cadeia, inclusive, com dados de sazonalidade e histórico de compras de seus produtos que são fundamentais para a equipe de gestão. Logo, é possível se antecipar para garantir mais produtos em períodos de alta, bem como reduzir o estoque nos meses de menor consumo, além de realizar inventários. Além de que, os dados são fundamentais para que possa encontrar oportunidades de negociações e formação de preços.


  • Distribuição de Produtos

A etapa de distribuição costuma ser bastante delicada, afinal, se todas as fases foram bem executadas e tiverem resultados positivos, mas a entrega para o cliente final apresenta algum problema, isso acaba comprometendo diretamente a imagem e credibilidade da sua empresa.

É possível conseguir uma boa economia de recursos apenas fazendo uma gestão de rotas mais eficiente, economizando em trajetos e criando uma rotina de entregas mais fluida.


O Sistema ERP ajuda e muito nessa etapa da gestão da logística interna, afinal, o sistema é capaz de organizar os dados e disponibilizar um espaço totalmente direcionado para o transporte de produtos.


Você ficou interessado em como um Sistema de Gestão ERP pode ajudar na gestão logística da sua empresa? Nós da Rentatec possuímos um Sistema de Gestão totalmente flexível chamado X-ERP, uma solução que pode ser personalizada para organizar o fluxo produtivo de acordo com o seu tipo de negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre as vantagens do nosso X-ERP, vamos ficar felizes em fazer uma demonstração para você!

X-ERP a escolha inteligente!