Como posso continuar com o meu negócio?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Em época de pandemia, como está que estamos enfrentando agora, os negócios precisam buscar formas de se reinventarem para não terem grandes prejuízos com essa crise.

Desde o início de todo esse surto, as empresas, principalmente as pequenas médias, já sentem o impacto de tudo isso. O dólar e a rotina de negócios têm afetado bastante para os suprimentos e exportações.

Com esse atual cenário, devemos nos manter com a comunicação em dia com os funcionários, estar sempre buscando dar informações esclarecendo dúvidas, principalmente dos métodos de prevenções da doença COVID-19.

Algumas empresas optam pelo trabalho remoto, mas caso a sua empresa não tenha optado, certifique de tomar todas as medidas de prevenções, como o uso de máscaraslimpeza das superfícies constantemente, incentivar que seus funcionários lavem as mãos, garantir a higiene respiratória e controlar viagens, deixar álcool em gel disposto, além de diversos outros passos.

Diante desse cenário e da mudança de comportamento dos consumidores, nós devemos rever planejamentos e ficar atentos a saúde financeira da empresa. Revendo assim, fluxo de caixa para os próximos meses e negociação de eventuais dívidas com antecedência. Será preciso rever suas metas este ano. Em tempos de crise, apenas aqueles que se adaptam melhor aos cenários incertos que esta pandemia traz, são os que sobrevivem.


Veja algumas alternativas para contornar esse problema da pandemia.


1 – Comece vendas online

Se você tem essa possibilidade de oferecer seus produtos e serviços online, faça bom proveito! Sem poder frequentar espaços físicos, os consumidores estão buscando a forma online de compra.


2 – Liquidação e promoção

Busque fazer liquidações e promoções de produtos menos vendidos e que estão em estoque a muito tempo, opte pelo serviço de entregas e amplie a forma de pagamento, una o útil ao agradável.


3 – Aproveite as ferramentas online

Aproveite as ferramentas online como o Skype Whereby para agendamento de reuniões ou até mesmo consultorias.


Se você é uma das empresas que optou pelo trabalho remoto, aqui vai dicas para você implementar um Home Office produtivo.


1 – Ofereça infraestrutura adequada ao trabalho remoto

A empresa deve fornecer os meios de trabalho ao seu funcionário, igualmente ao do trabalho presencial. Não se pode fazer alterações que possam lesar o acordo empregatício anterior. Como por exemplo: já que o funcionário não precisa de deslocamento, a empresa pode temporariamente deixar de pagar o vale transporte. Já a alimentação e os equipamentos são essenciais a qualquer jornada e precisam ser mantidos, inclusive no Home Office, segundo Viviane Licia Ribeiro, especialista em relações do trabalho e sócia da Autori Burmann Sociedade de Advogados.


2 – Estabeleça meios de comunicação

É preciso o desenvolvimento de um procedimento de comunicação digital alinhado entre os gestores e funcionários. Para isso, use ferramentas de contato, como programas de conferências online, tabelas dinâmicas, etc. Estabeleça métricas para esse período de Home Office.


3 – Faça a checagem da jornada de trabalho

Acompanhe o horário de trabalho do seu funcionário e compartilhe como será esta fiscalização. Sempre deixe claro que o trabalho será o mesmo, o que mudou foi seu ambiente. Se você tem uma rede interna, pode acompanhar entradas e saídas ou até mesmo implementar o ponto eletrônico para a definição dessa jornada de trabalho.