Como escolher os módulos de um ERP para a sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

Uma das responsabilidades dos gestores das empresas de todos os portes, principalmente as que estão em processo de troca de Sistema de Gestão integrada, é escolher adequadamente os módulos do Sistema ERP que vão melhor atender ao seu negócio.

Cada empresa pode e deve adquirir somente os módulos que atendem às suas necessidades ou até mesmo personaliza-los conforme os processos de sua empresa, mas nem sempre essa escolha é tão simples assim.

No post de hoje vamos falar um pouco sobre os principais módulos de um Sistema de Gestão ERP, acompanhe com a gente!


Principais módulos de um ERP


Os módulos de um ERP vão variar de acordo com a atividade das empresas, assim, cada empresa possuirá funcionalidades específicas atendendo a sua necessidade.

Normalmente, um dos módulos indicados a serem implementados é o módulo voltado para a área contábil e financeira, esse, atenderá às exigências fiscais e tributárias além de ser o responsável pela contabilidade da empresa.


Além desse, existem diversos outros módulos, acompanhe com a gente alguns!


Módulo de Cadastros

Todos os dados dos seus clientes, fornecedores, instituições bancárias, parceiros, materiais, produtos, entre outros dados que são fundamentais para a organização da sua empresa, serão cadastrados nesse módulo e possibilitarão uma manutenção em seu conteúdo, mantendo sempre atualizado para não haver nenhum erro para a sua empresa.

Dependendo da atividade, as receitas de produção e de montagem dos produtos também poderão ser registradas nesse módulo. É um dos módulos responsáveis por ter os dados fundamentais para que o sistema opere 100%.


Módulo de Planejamento e Controle de Produção

Esse módulo é responsável pelo planejamento e controle da produção de diversas empresas como, indústrias de montagem, extração, etc. Toda engenharia de produção da empresa deve estar configurada nesse módulo, com o registro dos equipamentos, máquinas, disponibilidade de estoque, recursos humanos, etc. Bem como o espaço físico disponível para o armazenamento dos produtos acabados.

Nesse módulo é registrado cada passo da produção que está em andamento.


Módulo de Estoque

Toda a administração dos estoques da empresa é feita nesse módulo, aqui, falamos de estoques de produtos acabados, materiais de escritório, insumos para a produção, materiais de uso e consumo, além de todos os materiais envolvidos na operação da sua empresa.


Módulo de Faturamento

Esse módulo é o responsável pelo faturamento dos bens, serviços e produtos da empresa, além de ser responsável pela interligação com a Secretaria da Fazenda para a emissão de nf-e.

Todas as regras fiscais para o faturamento devem ser registradas e auditadas, isso requer um controle diário conforme as legislações dos estados da federação que vão receber os produtos e serviços.


Módulo de Compras

Esse é o módulo responsável por todas as compras das empresas. Podem ser parametrizados para que os pedidos de compras sejam feitos automaticamente via pontos de suprimentos ou via interferência de uma cotação de preços.


Módulo de Administração de RH

Esse módulo é responsável pelo controle de acesso, registro de ponto, admissão, demissão, folha de pagamento, etc.


Módulo de Custos

O cálculo de custos deve ser feito ao final de cada mês e é fundamental para a apresentação dos resultados da empresa.


Módulo de CRM

CRM, conhecido como gerenciamento do relacionamento com o cliente, é um módulo utilizado para a administração de pontos de contato com os clientes da empresa.

Todo o histórico de contatos, follow up, compras, manifestações, reclamações, sugestões, movimentações do funil de vendas, entre outros, são utilizados pelos setores de marketing e vendas da empresa, como por exemplo.


Módulo de Logística

Todas as movimentações internas e externas, como o armazenamento em centrais de distribuição, são administradas pelo módulo de logística. Esse módulo possuí um relacionamento muito intenso com as transportadoras que realizam as operações.


Esses são apenas alguns módulos que um Sistema ERP pode ter, a escolha dos módulos ideais de um ERP é essencial para o gerenciamento eficaz da sua empresa.

Uma das principais características de um Sistema ERP é a integração os módulos, assim, como pro exemplo, quando uma matéria-prima precisa ser adquirida, as informações trafegam entre os módulos de forma automática, notificando e gerando um pedido de compra, gerando também uma previsão de desembolso.

Assim sendo, as atividades são realizadas em cada módulo, mas são distribuídas de acordo com todos os relacionamentos e dependências das demais partes do sistema, a integração é fundamental para a se ter uma perfeita operação do sistema.

Além do mais, algumas funcionalidades ou melhorias podem ser desenvolvidas de forma especifica para as necessidades particulares de cada instalação. Alguns ajustes podem ser feitos e implantados, possibilitando assim, uma melhoria gradativa de desempenho e adequação a demandas exclusivas.

Por isso, a escolha de um Sistema ERP e seus módulos, deverá ser feita aliando as necessidades da sua empresa.


Agora que você já sabe de alguns dos principais módulos de um Sistema ERP e para que servem, você pode buscar por um sistema que melhor se enquadre nas necessidades da sua empresa.


Nós da Rentatec possuímos o X-ERP, um Sistema de Gestão ERP Customizável, qualificado para ajudar na gestão da sua empresa! Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre o nosso sistema, vamos adorar fazer uma demonstração do X-ERP para você!

X-ERP a escolha inteligente!

Fonte: Consistem.