Centro de Distribuição

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

A logística é um dos principais pontos de sucesso ou de dificuldades de uma empresa, tudo depende de como é a gestão da mesma. Nesse caso, o Centro de Distribuição é capaz de se tornar um grande diferencial para o seu negócio, desde que seja pensado e administrado estrategicamente.

O Centro de Distribuição se caracteriza mais que um ativo físico, ele é um pilar fundamental para as empresas, além de oferecer agilidade, produtividade e melhorar a satisfação dos clientes.

Investir em processos de gestão eficientes para um Centro de Distribuição, garante agilidade no transporte e satisfação de clientes.

Entenda mais sobre esse assunto, acompanhe com a gente o post de hoje!


Você sabe o que é Centro de Distribuição?


O Centro de Distribuição é uma unidade física que é destinada ao armazenamento, despacho e separação, com uma estrutura adequada para o recebimento e envio de produtos da empresa, centralizando todas essas operações.

As atividades se resumem ao recebimento das mercadorias, à conferência, movimentação para armazenagem, guarda, separação dos pedidos, embalagem e expedição ou transporte.

Seu principal objetivo é garantir a agilidade na entrega do produto, o que proporciona uma experiência melhor para o cliente, o que consequentemente aumenta a satisfação do mesmo.


Você sabe qual é a função de um Centro de Distribuição?


O Centro de Distribuição tem diversas funções e entender essas funções é de extrema importância para que se obtenha uma gestão mais eficaz da logística da sua empresa. Acompanhe a seguir as principais funções de um Centro de Distribuição:


  • Recebimento de Mercadorias

O recebimento de mercadorias é a base para diversos processos e também é uma operação realizada com alta frequência e muita importância.

Os colaboradores que trabalham nessa área, precisam ser muito ágeis para organizar as docas que descarregam os caminhões, realizando o trabalho manual e também conferindo toda a carga e a documentação que chega.


  • Movimentação de Carga

Após todos os produtos entrarem efetivamente no Centro de Distribuição, é necessário que tenha processos organizados para a correta movimentação desses itens na unidade física.

Como os Centros de Distribuição normalmente são galpões grandes, é necessário ter um cuidado redobrado com a movimentação, evitando prejudicar o armazenamento e garantindo que a etapa será ágil para atender as demandas de entrega ou de esvaziamento dos espaços para a circulação de maquinário e demais produtos.


  • Armazenamento

Quando é falado de Centro de Distribuição, o armazenamento é um dos processos que mais exige atenção. É de extrema importância que os produtos não fiquem armazenados por muito tempo e esse armazenamento seja feito de forma adequada, compatível com as características do produto.

O seu objetivo principal é transportar cada item de forma ágil para os diferentes destinos, sejam pontos de vendas como também casa dos clientes. Sendo assim, o armazenamento deve ser suficiente para suprir as demandas de vendas, sem excesso e nem faltas.


  • Separação

A separação é a ultima etapa da qual a empresa tem o controle dos processos e produtos. Essa etapa consiste em retirar as mercadorias armazenadas e prepara-las para a expedição, a operação necessita seguir as documentações, evitando assim, erros, reclamações e até mesmo retrabalhos.


  • Expedição

Na expedição, os produtos são levados do Centro de Distribuição até o cliente, essa etapa pode ser interna ou também terceirizada, dependendo das condições e do porte da empresa.


Você quer saber quais são as principais vantagens de investir em um Centro de Distribuição?


  • Eficiência da movimentação de mercadorias, o que torna tudo mais simples, rápido e ágil todos os processos, desde o recebimento do produto até a expedição;
  • Economia de custos, pois, geralmente, os Centros de Distribuição ficam localizados em lugares estratégicos de fácil logística, além de que é possível centralizar a gestão do seu estoque, evitando assim, compras desnecessárias, e o processo de separação e envio acaba se tornando mais estratégico, sem erros e retrabalhos;
  • Estoques sendo concentrados em um só lugar, o que torna mais prático trabalhar na distribuição e no recebimento, além de facilitar o armazenamento;
  • Melhorias na experiência do cliente, que recebe seu produto de forma mais rápida e com menor chances de erros.

Você sabe como melhorar a gestão do Centro de Distribuição?


Softwares de Gestão, como o nosso X-ERP, garantem agilidade na gestão e acompanhamento de produtos no Centro de Distribuição.

Um Centro de Distribuição bem gerido, facilita a gestão de estoque e melhora a organização dos processos logísticos, mas nem sempre essa tarefa é fácil. Para melhorar a gestão do seu Centro de Distribuição acompanhe as dicas a seguir:


  • Inventários Cíclicos

O inventário é uma peça fundamental para vários pontos da logística, mas ainda deixa gestores preocupados. A principal dica é realiza-lo de forma periódica durante o ano, definindo classes de produtos. Leve em conta, questões sazonais das operações e das próprias mercadorias, assim, você evita ter que mobilizar uma grande quantidade de colaboradores para as tarefas e consegue identificar de forma fácil as falhas e as causa delas.

A sugestão é de que se realize o inventário, no mínimo 1 vez a cada três meses e integrar os dados obtidos com o setor de compras.


  • Layout Estratégico

O layout é crucial para que se tenha mais agilidade e facilitar as operações no seu Centro de Distribuição. A organização deve ser feita de maneira inteligente, trazendo mais eficiência e rapidez na entrada e saída de mercadorias, envolvendo menos equipamentos nesses processos.

Para escolher bem o layout você deve conhecer de ponta a ponta a estrutura física do galpão, a partir disso, observar questões como o giro dos produtos e sazonalidade, dispondo os itens com maior saída em locais mais fáceis de serem armazenados e distribuídos.

Um layout bastante utilizado também é o baseado no fluxo de produtos. Ele se configura em uma linha reta, com os produtos sendo recebidos em uma ponta do Centro de Distribuição, armazenados no meio e expedidos na outra ponta. O principal objetivo desse layout é não causar congestionamento.


  • Softwares de Gestão

A tecnologia é uma das principais aliadas na parte da gestão de um Centro de Distribuição. Atualmente, é quase que impossível fazer um armazenamento adequado sem contar com um Sistema de Gestão como o nosso X-ERP que pode ser customizado de acordo com as necessidades do seu negócio. Com ele, você consegue automatizar todos os processos, reduzir as falhas operacionais e aumentar a produtividade das equipes.

Com o X-ERP, além da automação, você consegue ter um olhar amplo sobre todo o seu Centro de Distribuição, reduzindo os riscos e otimizando todos os processos.

  • Gestão de Entregas

Para que tudo ocorra como o planejado e que você consiga surpreender os clientes com agilidade, é fundamental gerenciar corretamente os prazos de entrega, sendo de extrema importância controlar quais as mercadorias que precisem ser entregue em determinadas datas evitando atrasos. Nessa questão, um Sistema de Gestão automatizado é um grande aliado, com todas as informações registradas e centralizadas, permite que pessoas autorizadas realizem esse controle mais de perto, tendo então, menos erros.

  • Roteirização

É importante que, cada veículo de entrega, tenha um roteiro claro e otimizado de todos os pontos pelos quais irá passar. Não planejar as rotas de entregas pode causar gastos desnecessários nesse processo, consumindo mais combustível, rodando mais tempo e ainda por cima demorando mais para a realização de suas entregas.

Esse ponto também está ligado a localização do seu Centro de Distribuição. É importante fazer as contas para verificar se vale a pena pagar um aluguel menor por um galpão mais afastado. Muitas vezes os custos com fretes de entrega são maiores que o aluguel de uma localização mais estratégica.


Como vocês podem ter analisado, para ter uma gestão eficaz de um Centro de Distribuição, a tecnologia é sem dúvidas, uma das principais aliadas nesse processo, onde coordenará o controle de recebimentos, entregas, separação e endereçamento, além de automatizar muitas outras funções.

Nós da Rentatec possuímos o X-ERP, um Sistema de Gestão ERP customizável e flexível que poderá auxiliar sua empresa nessa questão e de muitas outras. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração!

X-ERP a escolha inteligente!