Departamento Financeiro

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Gerenciar um negócio não é brincadeira. Você geralmente corre de um lado para o outro tentando cumprir todas as tarefas de diversos setores ao mesmo tempo, inclusive do departamento financeiro. Faz isso sempre focando na produção e na venda de seus produtos, com pequenos intervalos para cuidar das rotinas diárias e de algumas demandas urgentes que sempre aparecem e quase nunca acabam.

Você acaba percebendo que a gestão financeira do negócio fica em segundo plano ou para quando sobrar um tempinho, que quase nunca sobra não é mesmo?

Deixar a organização financeira do seu negócio de lado pode ser extremamente preocupante e perigoso para a saúde da sua empresa, principalmente para você que busca crescimento e aumento da entrada de lucros no seu empreendimento.


Hoje vamos abordar um pouco sobre a administração financeira do seu negócio!


Em um certo momento, fazer anotações do seu fluxo de caixa em papel e guardar no bolso, vai fazer com que você perca o controle e, ainda por cima, perca dinheiro também. Com uma gestão financeira ruim, não é possível projetar investimentos, reduzir os custos e manter os gastos da sua empresa dentro dos limites.

Para que sua empresa continue crescendo e lucrando sempre, é necessário dar valor à organização e coordenação do financeiro do seu negócio.


O que é administração financeira?


A administração financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de maneira eficiente as finanças do seu negócio, seja ele em relação a análises de investimentos, planejamento de gastos e vendas, controle de estoque ou até mesmo a autorização de crédito para clientes.

Dependendo da forma que essa ferramenta é utilizada, ela pode tanto impulsionar como também pode quebrar o seu negócio. É por isso que a administração financeira é tão importante assim. Seu objetivo é justamente desenvolver a empresa, analisando caminhos alternativos para a captação de recursos e otimização da aplicação do capital, evitando assim, gastos desnecessários.

Quando você administra com eficiência essas atividades, você consegue a chave para o sucesso de sua empresa. A falta de informações financeiras que sejam precisas, causadas geralmente pela falta de organização e planejamento é uma das principais causas que ocasionam a falência de empresas.

A administração financeira alimenta todos os setores da empresa, oferecendo recursos necessários para o funcionamento da mesma. Quando o planejamento financeiro é feito de forma eficaz, há maiores chances de que seu negócio cresça e se desenvolva.


O que é um departamento financeiro?


O departamento financeiro é como se fosse o coração da sua empresa, sendo assim, a sua empresa só consegue sobreviver se esse departamento esteja funcionando de maneira eficaz e saudável.


Qual a estruturas de um departamento financeiro?


O departamento financeiro fica sob responsabilidade de um diretor que responde pelos resultados e pelas atividades do setor. Esse diretor, terá a responsabilidade de três áreas e seus departamentos, que são:

  • Tesouraria: responsável pela administração do caixa da sua empresa e onde ficam a análise de crédito, contas a receber e a pagar, além do fluxo de caixa;
  • Controladoria: executa o controle de questões financeiras e também é responsável pela contabilidade, planejamento, controle de orçamentos e custos da empresa;
  • Fiscal: responsável por observar a legislação e controlar a emissão de notas fiscais.

Quais atividades são desenvolvidas pelo departamento financeiro?


O departamento financeiro não é resumido em controle de contas a pagar e a receber, como todos imaginam. Abaixo você conhecerá algumas atividades além do contas a pagar e receber:

  • Controle bancário: tem como responsabilidade controlar toda e qualquer movimentação bancária e verificar os recursos disponíveis para a empresa, o que torna possível ter decisões mais assertivas e eficazes;
  • Planejamento financeiro: é o processo de criar estratégias e desenvolver meios eficazes para atingir um objetivo ou resolver um problema. É essencial para elaboração do fluxo de caixa, buscar alternativas de investimentos e financiamentos, além de analisar a estrutura de capital da sua empresa;
  • Contas a receber: controla os créditos a receber, advindos de vendas a prazo;
  • Contas a pagar: controla o dinheiro que a empresa deve aos fornecedores, colaboradores, impostos, etc.;
  • Tesouraria: controla a contabilidade por inteira além de armazenar o dinheiro da empresa;
  • Auditoria: responsável por revisar e avaliar as finanças da empresa a fim de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar eficácia nos relatórios administrativos e financeiros;
  • Faturamento: é a área que cuida de todas as vendas que a empresa realiza durante um certo período.

Principais conceitos de um departamento financeiro


É aconselhável que se tenha três conceitos da administração financeira bem definidos, sendo eles:


1 – Fluxo de caixa

É o conceito mais básico para uma boa gestão financeira. Serve para medir os valores pagos e os valores recebidos em um certo período.

Manter o fluxo de caixa sempre positivo é um dos principais objetivos da administração financeira eficaz.


2 – Demonstrativo de resultados

O demonstrativo de resultados nada mais é que o diagnóstico da saúde financeira do seu negócio. A partir do volume de vendas, dos custos dos produtos vendidos e das despesas variáveis e fixas, ele indica qual o lucro líquido da sua empresa.

Por meio deste, é possível enxergar os custos que devem ser diminuídos e os pontos que precisam de mais investimento para manter seu negócio em crescimento.


3 – Balanço patrimonial

É onde entram os indicadores ativos e passivos da empresa, ou seja, as contas a receber e as contas a pagar. Tem como resultado o patrimônio líquido da empresa, onde indica quais são os recursos dela mesma.

A demonstração financeira é normalmente realizada no final de um ano, sendo obrigatória por lei. Seu objetivo é mostrar quais são e qual o valor dos dois lados da companhia, sendo eles, seus bens e direitos e suas obrigações e participações dos acionistas.

O sucesso de um empreendimento não depende somente do controle financeiro, mas de como ele é executado. Por isso, é importante conhecer conceitos e ferramentas que otimizam essa atividade, a fim de auxiliar a gastar eu dinheiro de maneira sábia para o aumento dos lucros.


Nós possuímos o X-ERP, uma ferramenta que com certeza irá lhe auxiliar nesse controle financeiro da sua empresa, além de possuir diversas funções e otimizar seus processos diários. Entre em contato com a gente para conhecer mais!