O que é PDV? O que seu negócio perde sem ele?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos.

O Ponto de Venda, também conhecido como PDV, tem um papel fundamental para a geração de receita de uma empresa.

O PDV pode ser definido como local ou meio em que a marca entre em contato com o shopper ou seu consumidor. Neste caso, marca é qualquer produto ou serviço e o ponto de contato com a experiência do consumidor, onde pode ser vários lugares ou meios, como o distribuidor, loja física, loja virtual e até o vendedor que vai de porta-a-porta.

PDV para a indústria, pode ser o distribuidor, a loja e até mesmo os displays e equipamentos instalados nos pontos de vendas. Para os varejistas e revendedores, é o ponto de distribuição ou a loja, sendo assim, o local que o cliente realiza a compra, o conhecido “chão de loja”.

Para fornecedores de softwares de gestão ou empresas de equipamentos para lojas, o PDV é o aparelho que contém o software específico, onde todas as vendas são finalizadas, o famoso “caixa”, e é sobre esse que vamos falar.

 

Como um PDV pode agregar ao seu negócio?

PDV é um aparelho com software específico que se usa para realizar vendas, já tendo emissão de documentos fiscais.

Quando definido qual sistema PDV seu negócio vai utilizar, é necessário que ele tenha uma boa retaguarda, que ele converse com o software de gestão do negócio, integrando desde o estoque até a emissão das notas fiscais.

Você deve analisar ao buscar uma solução a retaguarda, se é em nuvem ou local. Na nuvem tem várias vantagens, inúmeras na verdade, como por exemplo, mobilidade para acompanhar resultados, segurança e custos menores.

As vantagens de você ter esses dois softwares integrados são diversas.

Se você possui um terminal simples de vendas, onde os preços são incluídos manualmente, não é possível que você obtenha informações integradas.

Quando essas duas soluções se conversam, é possível que, no momento em que uma nova venda seja registrada, o estoque já de baixa, e caso o estoque esteja mínimo, o setor de compras será avisado, além de as vendas saírem com todos os impostos devidos em sua nota fiscal.

Isso tudo pode ser aplicado a uma rede de lojas que compartilhe do mesmo estoque.

Com tudo isso, o gerenciamento do seu negócio ganha mais produtividade, podendo obter relatórios de movimentação em tempo real e de qualquer lugar, caso seja um software na nuvem.

Agora que você conhece um pouco melhor o que é PDV, que tal conhecer o nosso sistema de ERP? O nosso X-ERP possui seu próprio PDV, e caso já possua a sua solução pode ser integrada com nosso sistema completo e eficaz, totalmente na nuvem. Entre em contato com um de nossos especialistas, ficaremos felizes em mostrar todos os benefícios que o nosso sistema possuí.