Ampliando os indicadores de vendas com o apoio do ERP

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada no dia a dia em relação ao aumento de vendas e melhorias sob a rentabilidade do seu negócio.

Um Sistema de Gestão ERP com um bom módulo comercial garante acesso simplificado e fácil a todas as informações necessárias para a realização das transações com os clientes. Ou seja, saber na hora quais os produtos o cliente mais compra, como ele costuma realizar o pagamento e qual a frequência ele o faz. Isso acaba tornando o processo de vendas totalmente consultivo.

O vendedor deixa de oferecer produtos e passa a ajudar o cliente em suas reais necessidades e interesses, o que acaba garantindo a fidelização do cliente, o que consequentemente, aumenta as vendas. Um cliente satisfeito sempre volta e indica novos clientes.

O Sistema de ERP permite gerenciamento de produtos e serviços, oferecendo recursos flexíveis para a checagem de vendas. Além disso, dá aos vendedores a possibilidade de consultar preços, características do produto, produtos alternativos e várias outras informações que podem complementar o que o cliente procura. Com isso, o vendedor conseguirá ótimas vendas, pois tem em suas mãos uma ferramenta que proporciona informações certas para o momento da venda.

Junto com o gerenciamento do processo de vendas, é possível fazer faturamentos parciais, agrupar diversos pedidos para faturamento, pré configurar diferentes tipos de negociações, o que otimiza os lançamentos financeiros da venda, o que torna mais ágil. Com a possibilidade de, por meio dos pedidos de venda, fazer o provisionamento de receitas, calcular os impostos de acordo com a legislação, saber a rentabilidade de uma nota fiscal, dos itens que compõem essa nota fiscal, e com todas essas informações em mãos, poder trabalhar os pedidos de forma que a rentabilidade atenda todas as expectativas da empresa.

Com um bom ERP, você pode sair muito a frente, pois ele te da uma forma mais rápida e eficaz, além de segura, de ter todas essas informações.

Com o controle mais efetivo, pode-se oferecer descontos promocionais, atualizar automaticamente as datas de vigor para os preços de vendas ou criar fórmulas para a geração automática do preço de vendas dos produtos, no momento da compra, o que significa maior flexibilidade na hora de negociar com o cliente e a possibilidade de tomada de decisões na hora da negociação.

O gerenciamento da equipe de vendas não fica de fora de ganhar benefícios como a definição de comissões por fórmulas, sendo mais prático, permitindo trabalhar o comissionamento de diferentes formas como o pagamento de comissão sobre o lucro obtido nas vendas, pagamento de comissão vinculada com metas, etc.

O que também simplifica é o gerenciamento contábil, já que com o sistema, existe a possibilidade de emissão automática de Cupom Fiscal, Transferência Eletrônica de Fundos e Nota Fiscal Eletrônica.

O resultado do uso eficaz das funcionalidades é o aumento de vendas. Com tantos indicadores em mãos, sabemos que as vendas tendem a crescer cada vez mais e melhor.

Vale a pena investir em um Sistema de Gestão ERP. Nós da Rentatec possuímos o X-ERP, um Sistema Integrado e completo que facilitará o dia a dia do seu negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas para sanar suas dúvidas, vamos ficar felizes em poder ajudar!

X-ERP a escolha inteligente!