A importância da integração de sistema

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

No post anterior vocês puderam ver alguns passos importantes para ter uma integração de sistema bem sucedida onde você pode estar visualizando clicando no título a seguir:


Quais os passos mais importantes para uma integração de sistema bem sucedida?


Com isso, hoje damos sequência ao assunto e vamos mostrar para vocês o porquê é tão importante a integração de sistema, acompanhe abaixo!


As organizações que são mais comprometidas com o desenvolvimento mais sustentável e otimizado para os seus negócios, buscam equilibrar custos e receitas, geralmente investindo em uma boa quantia de capital financeiro em sistemas tecnológicos. Isso é fundamental, ainda mais para um mercado cada vez mais informatizado e repleto de possibilidades, devido às atualizações tecnológicas constantes.

No entanto, a diversificação desses sistemas torna a sua gestão mais complexa, demandando mais tempo e conhecimentos especializados. Nessa situação que a integração de sistemas surge como uma solução.

Pensando na complexidade desse tema, hoje vamos explicar um pouco sobre a integração de sistema, como funciona e o porque é importante fazer integração de sistema.

O que é a integração de sistemas?

A integração de sistemas consiste em um processo que visa unir todos os sistemas organizacionais em apenas um ou torná-los interligados por meio de um software de gerenciamento. Inclusive, unificando os tipos de gestão utilizados junto aos sistemas independentes.

O Sistema de Gestão Integrada, conhecido como ERP, foi desenvolvido para realizar a integração de diversos departamentos de uma empresa, garantindo assim, que os processos sejam otimizados e automatizados, fazendo com que os dados sejam armazenados de maneira mais segura e em um só lugar.

Como a integração de sistemas pode favoreces a empresa?

Uma integração de sistemas bem sucedida permite ganho de agilidade nos processos organizacionais, além de alguns benefícios:

  • Melhora a competitividade devido a um fluxo de informações mais dinâmico, o que permite que os colaboradores realizem tarefas e atividades mais facilmente e com mais agilidade;
  • O tempo de resposta às demandas dos consumidores é menor, pois é possível encontrar os dados de forma rápida e eficaz até mesmo em uma interface que interage múltiplos sistemas, sem precisar acessar vários softwares para buscar uma informação;
  • Diminuição de erros causados por incompatibilidade de vários sistemas (na hora da troca de informações e dados entre eles);
  • Maior integração entre setores, facilidade entre a troca de informação entre si;
  • Redução na duplicidade de dados;
  • Diminuição de erros causados por conta de inserção de dados manualmente;
  • Melhoria no monitoramento da infraestrutura de informações da empresa, podendo identificar riscos e problemas mais rápido.

Além desses, existem diversos outros benefícios que contribuem para a melhoria do resultado final nos negócios, como:

  • Melhoria no controle de processos

Com a integração de sistemas, todos os principais processos serão gerenciados por ferramentas informatizadas, o que diminui possíveis erros. Todas as informações e operações serão registradas e monitoradas constantemente. Dessa forma nenhuma informação será perdida, esquecida ou negligenciada durante toda a etapa do processo, garantindo assim, que todos os colaboradores estejam cientes de suas funções e de acordo com o procedimento da empresa.

  • Diminuição de retrabalho

Por ter tudo automatizado e documentado, os retrabalhos passam a diminuir consideravelmente, pois todas as informações estarão disponíveis para todos os setores da empresa, sem que haja alteração, manipulação ou erros dos dados, tudo isso por conta da integração de sistemas. Com a diminuição dos retrabalhos e de trabalhos repetitivos, sobra tempo para outras demandas, com isso a empresa poderá investir em recursos e projetos estratégicos ou até mesmo tarefas mais significativas para gerar mais lucros e garantir o crescimento e sucesso do negócio.

  • Segurança das informações

Como a implementação da integração de sistemas nas empresas, nenhum dado poderá ser manipulado ou alterado, garantindo a veracidade e confiabilidade dos resultados. Desse modo, dispor de dados estruturados aos gestores e líderes, facilitando e apoiando as tomadas de decisões, sendo algo imprescindível. Essas informações serão a base para as tomadas de decisões mais precisas e assertivas. Com um software de integração de sistemas, não garante apenas uma segurança maior como também impacta no desenvolvimento da companhia.

Como a unificação de sistema atende as necessidades da empresa?

A integração de sistemas proporciona maior agilidade aos processos organizacionais, o que torna o desempenho operacional e gerencial mais otimizado. Além de a alta gestão poder administrar o crescente volume de informações mais facilmente, inclusive em uma única interface.

Além do mais, existe a diminuição nos custos de TI, pois fica mais fácil fazer a manutenção dos softwares. Outro fator vantajoso é que um projeto de integração de sistemas, normalmente abre possibilidades para se incluir mais soluções no futuro, de modo que a empresa consiga acompanhar as principais tendências e novidades do mercado, adquirindo outras tecnologias.

Isso sem mencionar que sistemas integrados trocam e processam informações entre si, mais facilmente, o que permite a obtenção de relatórios de forma rápida e eficaz, além de maior confiabilidades nos dados gerados, o que ajuda com a tomada de decisão.

Agora que você entendeu um pouco sobre o porquê d a integração de sistema ser importante é a hora de conhecer o nosso Sistema de ERP, o X-ERP, ele é ideal para você que procura um sistema otimizável e que se encaixe perfeitamente às necessidades da sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre o X-ERP, ficaremos felizes em apresentar uma proposta para a sua empresa.

X-ERP a escolha inteligente.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS NA EMPRESA PARA OS RESULTADOS. Mxm, 2017. Disponível em: https://www.mxm.com.br/blog/entenda-importancia-da-integracao-de-sistemas-na-empresa-para-os-resultados/. Acesso em: 14, outubro 2020.