4 funcionalidades do ERP para sua empresa decolar

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

A busca por melhorias nas estratégias de gestão de um negócio deve ser constante. Em um cenário economicamente instável, empresas que possuem processos mais eficazes acabam se destacando e conseguindo ser mais competitivas, o que acaba tornando-as menos suscetíveis às variações do mercado.

Nesse sentido, os Sistemas de Gestão ERP são apontados como uma ferramenta indispensável para quem pretende tornar a sua empresa mais eficaz.

Os ERPs integram times de profissionais e tornam o gerenciamento de toda a cadeia operacional de um negócio mais produtiva.

Já mostramos em um post nosso o que é o ERP, você pode conferir acessando aqui. Hoje vamos mostrar algumas funcionalidades que o ERP possui que irá ajudar a alavancar sua empresa.

O ERP pode ser integrado totalmente ou parcialmente para processos específicos. Contemplando os principais processos de negócios nos seguintes módulos:

  • Gestão Financeira;
  • Customer Relationship Management (CRM);
  • Vendas e Marketing;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Produção;
  • Inventário;
  • Compras;
  • Etc.

Os Sistemas de ERP mais avançados, atualmente possuem diversos módulos para melhor se adaptar ao seu negócio.


Como um ERP pode melhorar a sua empresa?


1 – Integração de profissionais

Em alguns casos é indispensável ter um time de profissionais integrado, pois com o ERP, a empresa passa a contar com métodos de acesso a dados e comunicação mais simples, como por exemplo, o financeiro consegue identificar de forma rápida quais recursos serão direcionados para outros setores, já o setor de vendas, passa a ter um acesso mais ágil e prático dos dados do estoque, o que melhora a sua atuação diária. De outro modo, os profissionais de marketing conseguirão ter uma ampla análise de todos os indicadores comerciais da empresa em um único lugar, o que acaba tornando as estratégias de publicidade mais focada em produtos que possuem menor saída.

Além de tudo, os gestores conseguem avaliar os KPIs de cada profissional com mais precisão, o que auxilia na criação de políticas operacionais mais precisas.


2 – Otimização de Processos

A busca por processos eficazes pode ser feita por meio de inúmeras técnicas. Uma das funcionalidades do ERP que tornam os indicadores mais precisos é o sistema de coleta de informações que o mesmo possuí, permitindo que registros corporativos sejam integrados a outras soluções e visualizados com maior facilidade. Desse modo, o gestor da empresa tem uma visão mais ampla de cada detalhe da empresa, criando padrões comportamentais de médio e longo prazo.


3 – Melhoria na hora de tomar decisões

Os melhores processos para tomada de decisões são aqueles que sensibilizam a empresa de forma positiva e que são baseados em informações precisas e de fácil acesso.

Nessa lógica, um ERP, especialmente os que são em nuvem, atuam como um hospedeiro de registros corporativos, que podem ser utilizados pela empresa no seu dia a dia, contribuindo para que líderes empresariais possam tomar medidas de maior sucesso para a empresa.


4 – Eficácia do suporte ao consumidor

O ERP é um sistema indispensável para quem pretender tornar o seu atendimento ao cliente mais eficiente. Com ele, os profissionais de suporte ao usuário final conseguem obter acesso fácil a todas as informações operacionais de uma empresa, podendo solucionar os problemas com mais eficácia e rapidez, além de que, todas as informações correspondem à situação real de um produto ou serviço, dessa forma, o atendimento ao consumidor passa a ser mais confiável e seguro.


Você sabe o que considerar na hora de escolher um ERP?


Depois de avaliar os benefícios e decidir que sua empresa precisa do investimento de um ERP, poderá surgir a dúvida de “Qual o melhor ERP para a minha empresa?”, para auxiliar vocês, separamos alguns pontos chaves para melhor analisar o processo de seleção da ferramenta que melhor se encaixa em seus requisitos. Acompanhe abaixo alguns desses pontos a serem avaliados:

  • Atualização ou Substituição

Um dos primeiros pontos a serem avaliados é saber se sua empresa precisa de um novo ERP, ou apenas uma atualização do software que sua empresa já utiliza. Algumas soluções de ERP são modulares, ou seja, é possível integrar um ou mais módulos conforme a necessidade. Essa é uma maneira de minimizar os custos, utilizando apenas o que a sua empresa realmente precisa.

Em contrapartida, se o seu ERP estiver desatualizado ou não integra com as novas tecnologias, é aconselhável que sua empresa faça a substituição do mesmo.

Essa ferramenta, atualmente, está muito mais evoluída, oferecendo soluções para a mobilidade, integração, além de relatórios mais avançados e modernos.

  • Personalização

Os departamentos de uma empresa possuem fluxos de tarefas, prioridades e objetivos diferentes entre si. Tal como, enquanto o departamento de vendas trabalha com metas mensais, a área de produção atinge cotas diárias. Essas diferenças resultam em um fluxo de trabalho que não é atendido por uma solução padrão.

Assim sendo, na hora de você escolher um ERP para a sua empresa, considere um ERP que que ofereça personalização, como fluxos de trabalho configuráveis. Desse modo, cada departamento da organização conseguirá definir suas próprias metas e métodos.

  • Relatórios e painéis

Quando você buscar por um ERP, busque um que possua mais que apenas planilhas ou documentos exportados em PDF. Pois os ERPs de hoje em dia possuem capacidade de gerar relatórios sofisticados, por meio de filtros inteligentes e dados em tempo real.

Os painéis, por outro lado, devem mostrar de forma clara as informações sobre os dados de usurários, funções, departamentos, etc.

  • Integração

O ERP que você escolher, precisa conversar com os sistemas que você já possui e usa na sua empresa. Existem alguns pontos de integração que você deve analisar antes de escolher o seu software, como por exemplo, é importante que haja a integração sistema para sistema”, além da capacidade de transferência de arquivos.

Usar um ERP de integração flexível permite que você mantenha a estrutura já utilizada na sua empresa, trabalhando em conjunto ou até mesmo migrando os arquivos.

  • Treinamento e configuração

No momento que você adquirir um ERP, será necessário que alguém especializado faça a instalação, no caso seu próprio fornecedor. Outra questão é a utilização do ERP pelos seus colaboradores, é preciso que tenha um treinamento para conhecer e aproveitar as funcionalidades da melhor forma possível, de acordo com cada setor e responsabilidades, o próprio fornecedor geralmente também oferece treinamento.


Como você pode melhorar os processos de gestão corporativa da sua empresa?


A otimização dos processos internos de uma empresa é uma atividade diária e que deve estar vinculada às principais rotinas do negócio. Otimizar o funcionamento de uma empresa, muitas vezes é um fator crucial para a manutenção da competitividade do portfólio de produtos e serviços de uma corporação.

Neste contexto, os softwares de gestão são empregados como uma ferramenta que cria um fluxo operacional contínuo, com atividades e informações sendo compartilhadas entre os profissionais.

Desse modo, as atividades são automatizadas, os índices de qualidade se ampliam e toda a cadeia operacional da empresa começa a ser mais flexível ao longo prazo, os novos mercados e parceiros comerciais podem ser atingidos, gerando assim, mais receita para a sua empresa.


Nós da Rentatec, possuímos um Sistema de ERP chamado X-ERP, um sistema que pode ser personalizado conforme as necessidades da sua empresa, além de possibilitar em ter um monitoramento mais personalizado e eficaz. Para conhecer mais sobre o nosso X-ERP, entre em contato com um de nossos especialistas, vamos ficar felizes em tirar suas dúvidas e fazer uma demonstração do nosso sistema.

X-ERP a escolha inteligente!

Fonte: mxm